top of page

Jovens pedem a retirada da proibição de LGBTs doarem sangue no Brasil


Em minhas andanças pelas redes sociais, me deparei com uma campanha super atual e humana, que pede a retirada da proibição de pessoas LGBTs doarem sangue no Brasil. Esta campanha tem como chamamento IGUALDADE NA VEIA, promovida pela agência de publicidade e propaganda OPUS, de Curitiba / PR, em parceria com o GRUPO DIGNIDADE [Toni Reis - Secretário de Educação na ABGLT].

Ao vasculhar por aí em busca de informações sobre o projeto em execução, encontrei ao jovem Guilherme Pinheiro dos Santos [de 21 anos, heterossexual, formado em publicidade/propaganda], que é redator publicitário para planejamento, desenvolvimento e ações de projetos dentro da OPUS. Em uma entrevista concedida a eu, Guilherme nos conta tudo sobre a campanha e sobre a participação da OPUS nesta, que já está dando o que falar nas redes sociais: #IgualdadeNaVeia.

Beuclair, Pelo Mundo: Por que você, que é hétero, está engajado nesta campanha em prol da comunidade LGBT do Brasil?

Guilherme Santos: Porque achamos importante levantar a discussão sobre as restrições existentes para a doação de sangue envolvendo a população LGBT em nosso país. Este é um projeto de todos e para todos e se vidas serão salvas, nós queremos ajudar.

Beuclair, Pelo Mundo: Qual a origem, quando surgiu e onde está instalado o projeto Igualdade Na Veia?

Guilherme Santos: O projeto Igualdade na Veia busca a regularização da doação de sangue por LGBTs, uma vez que a orientação sexual / identidade de gênero não deveriam ser parâmetros para isso. Apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Mas esse número poderia ser muito maior se essa parte da população, que já passa dos 6 milhões, não enfrentasse tantas barreiras para doar.

Beuclair, Pelo Mundo: O que é e qual as diretrizes [perfil] da agência OPUS?

Guilherme Santos: Criatividade é a melhor maneira de gerar resultados. Essa é a ideia que nos guia há 40 anos. E, durante todo esse tempo, a gente vem provando que essa ideia funciona, seja para construir marcas e mercados, para aumentar as vendas, para lançar novos produtos e como no caso, para salvar vidas.

Beuclair, Pelo Mundo: Qual a participação e o objetivo da agência OPUS no projeto?

Guilherme Santos: Vendo toda a situação, os criativos da agência foram os idealizadores da campanha. A agência contatou o Grupo Dignidade e eles abraçaram a causa.

Beuclair, Pelo Mundo: Na sua opinião, por qual o embasamento para a proibição de que homossexuais [gays e lésbicas], travesti, bissexuais e transsexuais doem sangue?

Guilherme Santos: Todo o sangue recebido no país é testado para averiguar qualquer tipo de contaminação. Se existe risco, ele existe para todas as amostras. Portanto, o embasamento é puramente o preconceito.

Beuclair, Pelo Mundo: Como você encara a participação / aderência maciça de jovens neste projeto / manifesto por direito de LGBTs doarem sangue?

Guilherme Santos: Os jovens estão encabeçando o projeto. Todos estão vendo a potencialidade de salvar vidas!

Beuclair, Pelo Mundo: Como avaliam a visibilidade do Igualdade Na Veia nas redes sociais?

Guilherme Santos: Nas redes sociais, infelizmente, vemos muito preconceito, mas também muita gente apoiando a causa.

Beuclair, Pelo Mundo: Você acredita que a grande mídia [conservadora] está preparada para abordar o assunto em suas pautas?

Guilherme Santos: Pelo movimento Igualdade na Veia, queremos levantar a discussão sobre as restrições existentes para a doação de sangue envolvendo a população homossexual no Brasil. Acho que a grande mídia se interessa pelo assunto.

Beuclair, Pelo Mundo: Vocês já encaminharam [ou planejam encaminhar] algum documento/ação direcionado ao Palácio do Planalto (MS), Congresso Nacional e/ou para o Supremo Tribunal Federal?

Guilherme Santos: Vamos levar este debate ao Congresso Nacional. Para conseguirmos fazer uma pressão popular, precisamos de assinaturas em www.igualdadenaveia.com.br [participem!].

Beuclair, Pelo Mundo: Deixe uma mensagem para os nossos leitores e leitoras.

Guilherme Santos: Assinem a petição e compartilhem a causa. Este é um projeto de todos. Milhares de pessoas serão beneficiadas com o aumento do número de doadores de sangue.


Por Trás do Blog
Siga Helcio Beuclair
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon

Email para contato:

hsbeuclair@gmail.com

Leitura Recomendada
Contador de Visitas
Procurar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page